Como se prevenir contra fraudes praticadas por Síndicos e Administradores
Embora seja uma tendência mundial, viver em condomínio nem sempre é fácil, pois além do rateio das despesas mensais com o pagamento de funcionários e empresas terceirizadas, muitas vezes o condômino se vê fraudado pelo síndico ou administrador.
Devido aos compromissos do dia a dia, muitos condôminos acabam por não examinar a saúde financeira do condomínio, deixando tal encargo exclusivamente aos cuidados do síndico, ou administrador profissional algo que a nosso ver não deve acontecer.
Embora a grande maioria seja honesta, infelizmente existem àqueles maus profissionais, que ao invés do bem comum, visam ganhos pessoais.
As fraudes podem acontecer de varias maneiras, mas em via de regra acontecem com a contratação de empresas inexistentes ou contratos superfaturados.
Embora não seja obrigatório, um condomínio deve funcionar como uma empresa, efetuando o pagamento de fornecedores somente após emissão de nota fiscal, sendo vedado o recebimento de recibo, e movimentação de conta corrente por outra forma que não seja a cheque.
A experiência tem nos mostrado que uma administração séria e coerente tem a participação dos condôminos, franqueando aos moradores o poder de escolha e decisão.
Israel de Moura.
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